Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

EVENTO

Lembramos que as inscrições para o 5º Seminário "O Professor e a Leitura do Jornal", com apresentação de trabalho terminam dia 15 de junho próximo.
O evento cujo temário é "Educação, Mí­dia e Formação Docente, será realizado no perí­odo de 14 a 16/07/2010, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Você que tem pesquisas ou desenvolve trabalhos em sala de aula com a mídia em geral e que tem como preocupação a formação de leitores e escritores de diferentes linguagens, gêneros discursivos e suportes de textos, aproveite o Seminário para divulgar e socializar seus conhecimentos com os colegas.

Para inscrições e maiores informações, acesse o site do evento: http://www.alb.com.br/portal/5seminario

EVENTO

81º Fórum do Comitê Paulista para a
Década da Cultura de Paz


parceria UNESCO – Palas Athena

CONSEQÜÊNCIAS NEUROBIOLÓGICAS
DO ABUSO INFANTO-JUVENIL

a cargo de Georg Tuppy

Crianças e adolescentes encontram hoje um mundo superpopuloso, permeado de violência estrutural, simbólica e direta. Como oferecer a eles possibilidades de crescer em segurança e equilíbrio, a fim de se tornarem adultos saudáveis e cidadãos capazes de contribuir para a pacificação do convívio social?

Neste fórum examinaremos diferentes formas de abuso infanto-juvenil, como a negligência, a violência física, psicoemocional e sexual. Discutiremos os mecanismos do estresse crônico e veremos como este provoca profundas alterações fisiológicas e anatômicas, de curto e longo prazo, no funcionamento dos sistemas límbico, endócrino, imunológico e psíquico de crianças e adolescentes.

Os avanços no campo da neurociência, e particularmente as pesquisas em neuroplasticidade e epigenética, hoje nos permitem compreender esses mecanismos e vislumbrar estratégias capazes de promover resiliência – a capacidade do organismo de readaptar-se e moldar-se a novos ambientes, tornando-se saudável.

Tendo como base a literatura científica recente, discutiremos as ações que promovem resiliência e podem produzir benefícios duradouros para crianças e jovens submetidos a estruturas de maternagem e apoio, pautadas pela confiança, acarinhamento e vinculação positiva.

GEORG TUPPY – médico cardiologista clínico em Araçatuba, SP. Estudioso de Neurociências e técnicas complementares em saúde. Professor visitante da Associação Palas Athena.


ENTRADA FRANCA

8 de junho de 2010 ▪ terça-feira ▪ 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo
Av. Paulista, 1578 - São Paulo/SP - (Estação Trianon-Masp do Metrô)
Informações: Palas Athena (11) 3266-6188



Realização: Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz
www.comitepaz.org.br - www.palasathena.org.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

terça-feira, 11 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

EVENTO

A Aliança pela Infância apóia a divulgação do seguinte evento:
O Centro de Estudos para Valorização da Infância e seus Direitos - VID - realiza mais um ciclo de palestras.
Palestrante: Renata Ramos Martins. Graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Social pela UNISAL/Campinas, Coordenadora da Brinquedoteca de Ubatuba, Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Responsável pelo núcleo da ABBri de Ubatuba, Membro da diretoriada Omep Litoral Norte.
Tópicos abordados:
• A criança e seu contexto histórico e social
• A criança através dos tempos (histórico);
• O brincar na vida da criança
• Características do brincar
* A importância do brincar; estrutura da brincadeira
* A brinquedoteca como via de possibilidades no processo de desenvolvimento.

Endereço: Rua Adolfo Bastos, 725, Vila Bastos, Santo André, São Paulo.
Contato: 11 4427-9310 / 11 8693-8496
Procedimentos para Inscrição:
1. Pelo e-mail: omepsa@gmail.com
2. Pelo site www.jardimdospequenitos.com.br
Acesse o ícone do Centro de estudos (VID)