Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

PARTICIPE

2ª MOSTRA ITINERANTE DE FOTOGRAFIAS EM DIREITOS HUMANOS - 2011

Nesta edição, de âmbito nacional, estamos recebendo fotografias
alusivas à Declaração Universal do Direitos Humanos, caracterizando:
a) uma situação que demonstre o esforço para a efetivação de um dos
direitos humanos; b) ou uma situação de violação de um destes
direitos.

Qualquer pessoa indistintamente poderá fazer inscrição, enviando as
fotos, on line, até dia até 07 DE AGOSTO DE 2011.

O Regulamento e a Ficha de Inscrição estão em anexo e no site do
OEDH-Unesp

OEDH - OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS / Unesp
Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 - Vargem Limpa
CEP 17.033-360 - Bauru-SP
Tels. (14) 3103 6172 / 9761 4100
http://www.oedh.unesp.br / oedh@unesp.br

Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC

EVENTO

X COLÓQUIO DE EPISTEMOLOGIA DA USJT
TEXTO E HISTÓRIA A PARTIR DE PAUL RICOEUR
USJT – Auditório da Reitoria
30 de maio a 01 de junho de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Biblioteca Mario de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade

Programação - Auditório

MAIO 2011



10/05 - terça-feira às 19h

Militão Augusto de Azevedo e a cidade de São Paulo

Palestra de Íris Morais Araújo

Debatedora: Solange Ferraz de Lima



Baseado em Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia, a autora do livro, a antropóloga Íris Morais Araújo, além de analisar as fotos produzidas por Militão Augusto de Azevedo, notório fotógrafo da cidade de São Paulo durante a segunda metade do século XIX, discute a relação entre fotógrafo e fotografia, na qual se revela a ambivalência de Militão diante das transformações que ocorriam em São Paulo. Participação da historiadora Solange Ferraz de Lima, do Museu Paulista, como debatedora.



Apoio cultural:



Íris Morais Araújo. É bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, onde desenvolve sua pesquisa de doutorado.

Solange Ferraz de Lima. É mestre e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e docente do Museu Paulista da USP onde desenvolve a curadoria de acervos visuais.



Ciclo Literatura, Vestibular e algo mais

O Ciclo "Literatura, vestibular e algo mais" pretende estimular a frequência à Biblioteca Mário de Andrade e o gosto pela leitura a partir da discussão de obras indicadas para os exames vestibulares e outros títulos relevantes de autores brasileiros e portugueses. O Ciclo consiste de encontros semanais com palestras e intervenções artísticas, em que serão apresentados não só os conteúdos de cada obra como também a relação dos diferentes textos literários com aspectos históricos e socioculturais de nossa realidade.



14/05 - sábado - 15h às 17h30

Gil Vicente - Auto da barca do inferno

Palestra de Alexandre Huady

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (2007), com mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é Professor do Centro de Comunicação e Letras, onde coordena o Curso de Letras (Licenciatura Bacharelado) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ministra aulas de Literatura, Redação, Metodologia e Fotografia.



Intervenção artística: Grupo Ria

Fundado em 1994 pelo ator e diretor José Paulo Rosa, o Grupo Ria desenvolve pesquisas sobre as literaturas brasileira e portuguesa e cria adaptações teatrais com o objetivo de tornar as obras literárias em representações da realidade de cada época. Com um elenco de 30 atores, encenam obras dos mais importantes autores como Machado de Assis, Gil Vicente, Fernando Pessoa, Graciliano Ramos, entre outros.





21/05 - sábado - 15h às 17h30

José de Alencar - Iracema

Palestra de Cilaine Alves Cunha

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2000), com mestrado em Literatura pela mesma instituição. Atualmente é professora de literatura brasileira na Universidade de São Paulo é autora do livro "O Belo e o Disforme, Álvares de Azevedo e a ironia romântica". Atua principalmente nos seguintes temas: nacionalismo, literatura brasileira, romantismo, história literária, romantismo brasileiro, Machado de Assis e naturalismo.



Intervenção artística: Companhia da Fulô

Criada em 2010 pelos atores Janaína Silva, Marcos Reis, Renata Vendramin e Thiago Fernandes de Freitas, a Companhia da Fulô utiliza a linguagem da narrativa, da música e do corpo para compor cenas que buscam a simplicidade e a integração do narrador, ouvinte, sonoridades e movimentação no espaço criando a história no instante presente. A Cia já realizou apresentações em bibliotecas municipais de São Paulo e na Livraria da Vila.



28/05 - sábado - 15h às 17h30

Manuel Antonio de Almeida - Memórias de um sargento de milícias

Palestra de Edu Teruki Otsuka

Doutor em Literatura Brasileiras pela Universidade de São Paulo (2005), com mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela mesma instituição (2000). Atulamente é professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.



Intervenção artística: Núcleo de Pesquisa Teatral Santa Víscera.

Formado pelo pesquisador Marco Antonio Barreto e pelas atrizes e pesquisadoras Graciane Pires e Lara de Bittencourt, o Santa Víscera tem sua formação no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Remanescentes de outras companhias, seus integrantes dispõem de uma vasta trajetória em atuação, direção e investigações teatrais.





16/05 - segunda-feira às 19h

Blaise Cendrars e a tentação da partida

Palestra de Claude Leroy



Exposição Blaise Cendrars (1887-1961)



Em homenagem aos cinquenta anos da morte do autor, serão expostos livros e documentos de Blaise Cendrars existentes no acervo da Biblioteca Mário de Andrade, com destaque para o livro "La Prose du Transiberien et de la petite Jehanne de France", carta a Paulo Prado (1932) e exemplares com dedicatórias ao amigo Paulo Prado.



O que foi levar uma vida de aventuras para Blaise Cendrars (1887-1961)? Mais do que a paixão por viagens foi a tentação da partida que o impulsionou. Desde a invenção de seu pseudônimo em 1912, o poeta do Transiberiano misturou sonho e realidade para construir-se uma lenda e fazer dela seu abrigo.

Para que viajar, para que escrever, senão para renascer? A diversidade de seus livros, assim como seu entusiasmo pela pintura, pelo cinema, pela publicidade ou mesmo sua paixão pelo Brasil, sua « Utopialândia », descoberta por ele em 1924, revelam um criador em contínuo movimento. Com o prazer da ruptura, e a paixão da estreia, ele se relança a cada vez, como um gesto mítico. (Claude Leroy)





Claude Leroy é professor emérito da Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense, onde dirigiu o Centre des Sciences de la Littérature Française. É especialista em Blaise Cendrars. Publicou La Main de Cendrars (Septentrion, 1996) e Dans l'atelier de Cendrars (Champion, 2011), coordenou a edição crítica das obras completas do autor (Denoël, coleção « Tout autour d'aujourd'hui », 15 vol., 2001-2006) e, atualmente, coordena a equipe que prepara a edição Cendrars para a « Bibliothèque de la Pléiade ».



CARLOS AUGUSTO CALIL é Secretário Municipal de Cultura de São Paulo desde abril de 2005. É professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA/USP, desde 1987, onde ministra cursos de História do Audiovisual Brasileiro e de Legislação e Mercado Audiovisual. É autor de ensaios e editor de publicações sobre cinema, iconografia, teatro, história e literatura, dedicados a autores como Blaise Cendrars, Alexandre Eulalio, Paulo Emílio Sales Gomes, Glauber Rocha. Em 2009, foi condecorado pelo Consulado da França no Brasil com a insígnia de Comandante da Ordem das Artes e Letras.



Apoio Cultural:





25/05 - Quarta-Feira às 19h00

Mesa redonda

Contos preferidos de Mário de Andrade

O livro Mário de Andrade - seus contos preferidos, organizado pelo escritor Luiz Ruffato, é uma coletânea de 23 contos selecionados pelo escritor modernista, que em 1941, a pedido da Revista Acadêmica - dirigida por Murilo Miranda, Moacyr Werneck de Castro e Carlos Lacerda, respondeu, junto a outros escritores, "Quais os dez melhores contos brasileiros?"

Diante da seleção feita por Mário de Andrade, o escritor Luiz Ruffato identifica a oportunidade de reflexão sobre as escolhas estéticas de um dos mais importantes pensadores da cultura brasileira.

A escolha dos contos e a importância dos mesmos para a compreensão da literatura brasileira serão discutidas pelo organizador do livro, o escritor Luiz Ruffato e pela crítica literária, Marisa Lajolo.


Apoio Cultural:

Luiz Ruffato

Escritor, autor de, entre outros, "Eles eram muitos cavalos" (publicado também na Itália, França, Argentina e Portugal), "Estive em Lisboa e lembrei de você" (lançado em Portugal e Itália e no prelo na Argentina). Tem histórias publicadas na França, Espanha, Portugal, Itália, Polônia, Suécia, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, México e Angola.

Marisa Lajolo. Professora de literatura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Unicamp , é leitora antiga de Mário de Andrade e de outros contistas. Organizou várias antologias ( a mais recente, " Crônicas para ler na escola", de José Roberto Torero, ed. Objetiva) recebeu o Prêmio Jabuti 2009 pela organização de " Monteiro Lobato livro a livro ( obra infantil Ed. Unesp/IMESP)"



Semanalmente a Biblioteca Mário de Andrade disponibiliza as listas dos livros recentemente adquiridos e já disponíveis no catálogo online. Confira em nosso site algumas das obras recém adquiridas e nos faça uma visita!



Equipe Circulante


Biblioteca Mário de Andrade - Circulante - SMC/PMSP

Av. São Luis, 235 - Centro
São Paulo / SP - CEP 01046-001
Fone: (11) 3256-5270

circbma@prefeitura.sp.gov.br

www.bma.sp.gov.br

quarta-feira, 4 de maio de 2011

EVENTO

EVENTO

Colóquio Internacional Fronteiras e diversidades culturais no século XXI



Os deslocamentos humanos na era da globalização e as transformações culturais e territoriais são temas da pauta no mundo contemporâneo e serão debatidos no Colóquio Internacional “Fronteiras e diversidades culturais no século XXI: Desafios para o reconhecimento no estado global”, de 01 a 03 de junho de 2011 no auditório do CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O evento é uma parceria entre o programa EICOS/ Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável da UFRJ e a Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Os debatedores convidados são pesquisadores do Brasil, França, Estados Unidos, Canadá, Índia, Angola.


Inscrições prévias pelo site: http://colloquiumfronteiras.wordpress.com/
Não há taxas de inscrição
Contactos e informações:
Marie Louise event_2011@i-gaia.org ; Vanessa Campos vanessapmcampos@gmail.
com

EVENTO

EVENTO