Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Eventos culturais - PUC

Exposição Sala de aula no Museu da Cultura
O Museu da Cultura (subsolo, Prédio Velho) promove a exposição de fotografias Sala de aula. Composta de fotografias da série sala de aula (1996), de Paulo Fernando Machado, e de uma cadeira escolar (1990), do artista José Francisco Goulart, a mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 13 às 19h, até o dia 15/9. Todo o material pertence ao Centro de Educação da UFSM. Informações: (11) 3670-8559.
Cibercultura: lançamento de livro
O professor Eugênio Trivinho (Pós em Comunicação e Semiótica) promove dia 15/9, às 19h, o lançamento do livro Flagelos e horizontes do mundo em rede – Política, estética e pensamento à sombra do pós-humano (Editora Sulina), do qual é organizador, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (av. das Nações Unidas, 4.777). A obra reúne ensaios de importantes pesquisadores brasileiros em torno de uma agenda comum de reflexão sobre temáticas centrais da cena social, política, cultural e tecnológica contemporânea. Além de Trivinho, o livro traz ensaios de outros docentes da PUC-SP: Cecília Almeida Salles, Edgard de Assis Carvalho, Edson Passetti, José Luiz Aidar Prado, Lucia Santaella e Lucrécia Ferrara. O lançamento terá uma mesa-redonda de debates com os professores Ana Claudia Mei de Oliveira, Lucrécia D'Alessio Ferrara, Edson Passetti, Edgard de Assis Carvalho, Edilson Cazeloto, José Luiz Aidar Prado e Eugênio Trivinho (mediador). Organização: Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura da PUC-SP (Cencib) e Livraria Cultura.

17/09/2009


História: Núcleo de Estudos em Medieval e Antiga
Dia 17/9, às 18h, realiza-se o primeiro evento do Núcleo de Estudos em Medieval e Antiga (Nema), organizado pelos alunos do curso de História com o apoio dos professores Álvaro H. Allegrette e Ettore Quaranta, no Museu da Cultura (subsolo, Prédio Velho). O evento terá palestras de dois ex-alunos que participaram do programa de iniciação científica da PUC-SP: Fernanda Prado falará sobre Idades médias contemporâneas e Thiago Fontana sobre A Europa bárbara germânica dos séculos 6 e 7: um novo horizonte de pesquisa histórica.




Cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro
A Brinquedoteca promove dia 17/9, a partir das 8h, a oficina Projeto Cirandando Brasil, com a professora Nair Spinelli Lauria (Nairzinha), no Tucarena. O Projeto Cirandando Brasil é fruto do trabalho de pesquisa sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro desenvolvido pela artista Nairzinha ao longo de sua carreira de 37 anos. O curso é gratuito e terá certificados da Faculdade de Educação. Inscrições e informações pelo telefone (11) 3670-8593.







20/09/2009


Lançamento: Formação de professores e cotidiano escolar
Dia 20/10, às 18h30, a professora Marina Graziela Feldmann (pró-reitora de Graduação) lança o livro Formação de professores e escola na contemporaneidade (Editora Senac), na editora Martins Fontes (av. Paulista, 509). Além de organizadora, Marina é autora de dois dos artigos do livro, que traz textos de sete docentes e cinco doutores do Pós em Educação: Currículo. A obra é resultado do trabalho do grupo de pesquisas “Formação de professores e cotidiano escolar” e apresenta três temas aos quais os artigos se vinculam: Educação e crise de paradigmas, políticas públicas de formação de professores e Escola, currículo e formação.


Brincadeiras, afeto, saúde e linguagem
A Brinquedoteca promove dia 25/9, às 9h, a oficina Brincar e vínculo, com a professora Regina Kato (Psicologia) e o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET). O objetivo da atividade é refletir sobre a importância do brincar do ponto de vista afetivo e sua relação com a saúde, além de relacionar o brincar com o desenvolvimento da linguagem. O curso é gratuito e terá certificados da Faculdade de Educação. Inscrições e informações pelo telefone (11) 3670-8593.
A mística sufi na contemporaneidade
Dia 30/9, às 14h, o Pós em Ciências da Religião promove sua aula inaugural, com palestra do professor Silas Guerriero sobre A ira e o amor de Deus: A mística sufi na contemporaneidade, no auditório 134-C (1º andar, Prédio Novo). Haverá participação da sheika Amina Teslima (México) e do sheik Ismail Çimen (Turquia). Professor responsável: Luiz Felipe Ponde. Informações: (11) 3670-8529.

Nenhum comentário: